Projeto #LifeRevolution: um start para um novo entendimento sobre o que é a vida, a saúde e o meu corpo.

liferevolution01

Eu tenho que ser sincero, nunca fui insatisfeito com o meu corpo. Não tive insegurança sobre ele, sobre o que usar e nem sobre minha linguagem corporal. Magro ou gordo, o corpo definitivamente nunca foi um problema para mim. Acho que cultivei outros valores que de alguma forma compensaram um corpo fora de determinados padrões. Nunca fui magro, nunca fui obeso e nunca busquei um corpo que não fosse meu. Sempre gostei de esportes, gostava de lutas (fiz capoeira, kung-fu, jiu-jitsu), nunca gostei de malhar, puxar ferro sempre foi um tédio e mesmo tendo uma proximidade com os exercícios físicos, me faltou perseverança. Essa falta de dedicação e consciência me deu de presente um discreto efeito sanfona e um silencioso ganho de peso. Confesso que vi tudo acontecer: vi meu corpo mudar, vi as roupas não caberem mais, comecei a ver alguém no espelho que não era aquele que estava na minha mente. Pior que isso foi ver que o peso extra me deixou lento, com a capacidade respiratória comprometida (tipo ofegante ao amarrar os cadarços) e o mais assustador, meu humor começou a oscilar de uma forma que muitas vezes colocou minha estima em uma zona de perigo. Eu por algum tempo me conformei com as pessoas que diziam.

– Você é lindo assim…gordinho!

– Não emagrece, você vai perder seu charme.

– Olha ele parece um ursinho Puff! Que gracinha.

– Você é todo proporcional, por isso não é feio!

Esses “elogios” me colocaram numa zona de conforto. Eu sou aceito mesmo estando fora do meu peso normal! O que eu posso querer mais? Acreditar nisso foi e é o pior erro! Eu quero minha vida, meu corpo e o controle das minhas emoções de volta. Como eu disse, a oscilação de humor foi o alerta para perceber que o excesso de peso e consequentemente de gordura, detona qualquer ser humano por dentro e por fora. Vou confessar mais uma coisa, mesmo as pessoas me dizendo o contrário, passei a me achar feio e entrei num ciclo de insegurança que teve o início do seu término a pouco tempo, quando me vi sendo quem eu não era, admitindo situações por medo e mantendo hábitos destrutivos que vão das escolhas rápidas na hora de comer, leia-se fast food,  até a forma que eu me relacionava com as pessoas e comigo mesmo.

Mas isso acabou ou pelo menos é o começo do fim de um Roberto Julião que não retrata aquilo que está na minha alma e nos meus desejos.

liferevoltion02

Semanalmente eu vou postar aqui no blog minha luta diária no resgate do meu melhor e que está escondido sob uma camada de gordura que não me pertence.

“Mens Sana in Corpore Sano” é isso que eu busco. Por isso desde o final de 2013 tomei algumas medidas importantes para resgatar minha saúde e consequentemente um corpo saudável e feliz. Lentamente voltei aos treinos com uma assessoria esportiva. Estou voltando devagar, pois na ânsia de emagrecer acabei lesionando por duas vezes minha lombar. Fora que quando era mais novo, fiz o que toda pessoa com sobrepeso tenta fazer: remédios para emagrecer, inibidores do apetite que te deixam louco e de mau humor, receitas caseiras que parecem curandeirismo, dietas de celebridades e por aí vai. Nada deu certo! Tudo ilusão, perdi meu tempo. Mas pelo menos aprendi que nada vem de graça e que não existe mágica.

Hoje, estou cultivando o hábito de comer de forma saudável. Estou me exercitando regularmente. Fui a um médico do esporte e a uma nutricionista. Tenho um direcionamento, mas algumas vezes acabo me sabotando, como um fritura ali, algo fora do horário, enrolo um pouco o treino…mas isso tem sido uma rara exceção. Tenho aprendido que é uma dia depois do outro mesmo! Cada dia uma batalha e hoje minha maior satisfação é recusar com tranquilidade frituras, refrigerantes e outra coisas engordativas.

Resolvi dividir isso com vocês aqui do blog, pois acredito que falar sobre os problemas ajuda a clarear a mente na busca pela resolução deles. A partir de hoje vou postar, além do conteúdo de moda e estilo de sempre, minha experiência na retomada da minha saúde e de um corpo que esteja em harmonia com o meu espírito. A cada passo meu, espero também ajudar as pessoas que se encontram na mesma situação que eu.

Life Revolution – Corpo, mente e espírito em equilíbrio. Esse é meu foco para sempre.

liferevoltionrobertojuliao

2 respostas em “Projeto #LifeRevolution: um start para um novo entendimento sobre o que é a vida, a saúde e o meu corpo.

  1. Muito bom, gostei, depoimento muito parecido com o meu, mas estou na luta e o melhor,alcançando meus objetivo, com força de vontade e determinação qualquer pessoa consegue.

Gostou do post? Deixe um comentário!

