Queda de cabelo: Previna-se da calvície. Você só vais ser careca se quiser.

Em determinados períodos da nossas vidas os hormônios ficam meio loucos e um monte de coisas acontece com a gente. A adolescência é um desses momentos, a testosterona tá bombando, pêlos começam a surgir por toda parte (uns acham isso o máximo, outros ficam envergonhados), o corpo muda, passamos bem mais tempo no banheiro (kkkk) e queremos sair comendo tudo que vemos pela frente (kkk). Estamos em fase de crescimento ainda (sarcasmo). Entende?

Depois a gente vira adulto e lá pelos 23/24 anos os hormônios dão uma estabilizada e vão assim até os 30, porém existem fatores externos que deixam esses hormônios loucões  fazendo com que eles provoquem um série de problemas. Entre eles a temida calvície.

Eu estou nesse momento. Faço 28 anos no próximo domingo…trabalho, estudo, vou a academia, tenho meus deveres sociais, com a família, amigos e ainda me dedico ao blog. Minha vida é corrida e naturalmente estou exposto a varias situações de stress.

Foi por isso que procurando dicas pra mim, vi que esse pode ser o momento que vocês podem estar também. Ora bolas!Não tenho carecas na família e na verdade eu tenho uma verdadeira juba. Mas de uns tempos pra cá meu cabelo tem tido uma leve queda, tem dias que está mais oleoso e isso começou a me incomodar. O que tá pegando?

Fuçando por ai achei uma matéria bem bacana sobre o assunto. Não deixem de ler!

Descubra por que seus cabelos estão indo embora

A causa mais frequente de calvície nos homens é a que os médicos chamam de androgenética, originada por uma substância do hormônio testosterona. Conhecida como DHT, essa substância faz com que os fios fiquem cada vez mais finos e fracos, como uma penugem, até que se tornem imperceptíveis a olho nu. Outras causas menos comuns são emocionais. O estresse e a depressão, por exemplo, podem ser culpados pela queda de cabelo. A tensão do estresse aumenta os níveis do hormônio estradiol, que em excesso provoca a queda e prejudica o crescimento dos fios. Esse tipo de ocorrência não é calvície, e sim uma queda anormal do cabelo, e pode ser passageira. Algumas doenças também podem ser responsáveis pela queda repentina e acentuada dos fios, como os distúrbios da glândula tireoide. Nesses casos, tratamento médico especializado pode resolver o problema. Quando o corpo e a mente se recuperam, o cabelo volta a crescer saudável.

ASCENSÃO E QUEDA DOS CABELOS
Como e quando eles começam a rarear

Nos homens, o cabelo costuma começar a cair na região frontal e na chamada coroa do padre. A devastação se inicia por aí porque essas regiões são mais sensíveis ao hormônio masculino DHT, causador da calvície. Normalmente o paciente só percebe que está ficando calvo quando perde cerca de um terço dos fios. Quanto mais cedo se diagnostica o problema, mais fácil é solucioná-lo. Segundo o dermatologista Ademir Jr., para descobrir se tem tendência a ficar careca, “esteja atento a seus familiares: ao saber que há na família qualquer propensão à calvície, o melhor é procurar um médico para o cuidado preventivo”. O tratamento vai depender do diagnóstico definitivo, que pode ser feito em consultório. Exames de alta tecnologia, como a microscopia eletrônica do bulbo capilar, dão diagnósticos precisos sobre o tipo de calvície e como tratá-la.

Uma luta histórica
Não é de hoje que os homens lutam contra a careca

2500 A.C
Um papiro do Egito Antigo prescrevia uma pomada contra calvície feita com gordura de vários animais

1000 A.C
Contra a calvície, que, segundo o Velho Testamento, já atormentava os homens, usava-se banha de urso na cabeça, porque os ursos são peludos

Século 16
O estudioso Hieronymus Mercuria escreveu que a causa da queda de cabelos era uma umidade “radical” no couro cabeludo

Década de 1920
O senso comum moralista fazia a população acreditar que masturbação levava à calvície

Década de 1940
Pesquisas mostraram que a calvície está ligada à hereditariedade e aos hormônios

Década de 1950
Foi feito o primeiro transplante capilar de sucesso, em Nova York

Década de 1990
Ganham força no mercado tinturas em aerossol para disfarçar a calvície

1997
A finasterida, pílula contra a calvície, é aprovada por órgãos de saúde dos EUA

Quando eles estão por um fio
Os fatores que aceleraram o processo

DROGAS EM GERAL
Tanto o cigarro e o álcool como as consideradas ilegais

ESTEROIDES ANABOLIZANTES
O uso regular dessas substâncias destrói o folículo piloso, que produz o fio de cabelo

DIETAS DA MODA
Para manter o crescimento, o cabelo precisa de nutrientes, que muitas vezes são cortados nas dietas radicais

CASPA
Quando não tratada, aumenta a oleosidade do couro cabeludo e acelera a queda dos fios

Lembre-se: as pessoas com problemas de queda de cabelo e perda de cabelo, aguda e crônica na maioria das vezes não tem apenas uma origem. Muitas vezes é uma combinação de várias causas. Por isso é bom ficar atento a todos os sinais.
Causas de queda de cabelo que o normal. Sabido que a perda de cabelo anormal.
A perda de cabelo pode ser encontrada nas seguintes condições normais:
– Depois de uma doença ou cirurgia, durante 3-4 meses você está associado a condições de stress e a própria doença. E isso é apenas temporário.
– Problemas de hormônios no corpo, doenças incomuns, como da tireóide.
– Alguns remédios podem causar esse efeito. Quimioterapia, vitaminas e anti-depressivos podem resultar em queda de cabelo. Se isso acontecer converse com seu médico para avaliar a possibilidade de mudanças na medicação.
– Infecções fúngicas no couro cabeludo podem ocasionar perda de cabelo. Este tipo de perda pode ser tratada com os antibióticos.
Update
Galera, fuçando por aí para saber mais sobre o lance da calvície, achei essa meteria bem legal no Minha Vida que mostra alguns tipos de tratamentos para queda de cabelo. Muito legal e complementa um pouco tudo que você já leu aqui. Dá um olhada!
tratamento para queda de cabelo calvicie
Anúncios

67 respostas em “Queda de cabelo: Previna-se da calvície. Você só vais ser careca se quiser.

      • muito bom mesmo cara,tenho 23 anos e to começando a ficar calvo quero para logo com isso mias nao sei o que usar…

      • Corre num médico ou dermatologista! Eu vou fazer o mesmo essa semana! Grande abraço!

  1. Muito phoda vlh, eu não sei se estou ficando calvo ou se é estress ou alimentação
    a pq ate nas laterais os fios estão bem separados um do outro….E que eu saiba nas lataterais a calvice não influi, to nem ai vou tomar FINA assim msm, é melhor prevenir do que remediar.

    • Cara vai no médico antes de tudo. Já que você tá achando tão incomum pode ser algo hormonal ou só stress mesmo. Não custa nada né.

  2. muitointeressantea materia, parabens, vc acertou em cheio, tudo oque foi falado parecerealmente resultado dessa bendita calvice.tenho caso decalvice na familia e jaestou ficando se realmente tivesse um antidoto eficaz , ele seria muitobem vindo. agora caso vcs saibam de algumresultado poderoso, nao odeixem dedistribuir para o publico. abraços!! joseph de baiua datraiçao pb

    • Josrph, eu tb estou vivendo esse drama como muitos homens. O primeiro passo é ir ao médico e nem se preocupe, se e achar a formula magica eu posto aqui no blog hahaha

  3. Gostei muito da materia,eu queria saber com quantos anos começa a ficar careca exstamente,eu tenho 16 anos,meu pai é bem careca, só nas laterais ele nao é o pai dele (meu avo) nao era careca e eu to meio endeciso com isso pq na frente meu cabelo nao tem lá muito e por isso to enduvidas nao sei se procuro médico ou só to imaginando coisas (medo), valeu por tudo obrigado!

    • Gustavo, que pode lhe ajudar mesmo é um medico viu. Vai lá e marca uma consulta e tira todas suas duvidas. Não custa nada e vc vai ter a opnião clinica né. Abração

    • cara muito legal, sua materia tenho 30 anos estou com uma coroa saliente na cabeça kk e entradas mas vou te dizer e minha calvice me causa extrema vergonha pra disfarçar uso boné unico jeito que achei para diminuir meu constragimento acho que jamais aceitarei minha situçao e o pior é saber que cada dia piora de qualquer forma vleuuu,,,kk

      • Cara, já que você não aceita corra no médico dermatologista. Tem tratamento e tem jeito sim, mas quanto mais você demora mais o bicho pega. tenho um amigo que tava bemmm carecão, começou a fazer um tratamento aí e os pelinhos já estão nascendo.

    • Emanoel, é melhor você procurar um médico especialista. Você pode ter algum problema hormonal e nem sabe. Se auto medicar não é legal.

  4. Roberto, tenho lutado contra a calvice, tomei finasterida, usei loção e shampoo. Não me senti confortável com finasterida, tive alterações. O implante é uma solução ou apenas uma peruca melhorada? Li também que finasterida é para usar sempre, porque ao parar a queda volta como antes. é verdade?
    Abraços e parabéns

    • Felipe, não possuo conhecimento cientifico sobre. Mas quem eu conheço que toma fina, não para….toda vez qu pararam tiveram problemas. Procure um medico meu amigo. Queda de cabelo pode ter vários motivos. Pode ser até sua alimentação que esteja pobre em alguma vitamina ou substancia…em 2013 esse é meu dever de casa 🙂

  5. Roberto, boa noite. Ótimo post cara. muito bom. Gostaria de uma informação: Qual especialista devo procurar?
    Grande abraço

    • Um dermatologista! Ele que vai pedir os exames e fazer as analises iniciais…dependendo do diagnostico ele vai pode te encaminhar a outros médicos caso seu problema seja hormonal por exemplo

    • Um dermatologista! Ele que vai pedir os exames e fazer as analises iniciais…dependendo do diagnostico ele vai pode te encaminhar a outros médicos caso seu problema seja hormonal por exemplo

  6. Muiiito bom seu post cara , Parabéns !
    Tenho 16 anos meu pai é careca to vendo que tenho tedencia a ficar tbm :/ !
    Tem algum problema tomar finasterida na minha idade ?

    • Obrigado Clayrton. Vou te dar uma dica: corre pra um dermatologista, se vc com 16 anos ja tem essa preoupa~]ãp se adiante.

      Vou fazer um update no post com uma informação que eu achei super legal!

      Olha lá depois!

    • Paulo, se você leu meu post todo deve ter tirado algumas duvidas. Mas minha recomendação inicial é: procure um médico.

  7. Esse lance de calvice deixa a gente meio apreensivo mesmo. Uso finasterida a 6 anos, e mais alguns outros produtos. A queda está controlada e nao tenho efeitos colaterais. Percebo que muitas pessoas têm medo dos efeitos. Além disso, os efeitos, se ocorrerem, são reversíveis. Vale a pena procurar um profissional e fazer um tratatmento.

    • Wilson, é verdade. Conheço gente que usa e não tem efeito nenhum…depende tb da orientação médica. Eu fui a um dermatologista esses dias, ele me receitou alguns shampoos e loções especificas. Já está mais do que na hora de cuidar!

      • alguns shampoos que usei e achei bem legais: anaphase, dercos e teloss 5. Acho que vale a pena levar ao conhecimento do seu dermato e ver se aplicaria ao seu caso. Eu ja usei todos esses e por muito tempo, esses dias me atrvi a usar um sem o conhecimento da minha dermato, Kerium da La roche, nem sei se é indicado pra mim, mas como amanhã tenho consulta, aproveito e pergunto se fiz um bom negocio. Devo fazer uma resenha sobre eles no blog, se quiser, depois dá uma olhada lá http://www.souvaidoso.blogspot.com Abração.

  8. Cara, seu blog é realmente algo raro na internet. Um Blog de um escritor “leigo” com tantas referências, bem embasado em pesquisa e atualizado é uma raridade na rede!
    Seu blog tem qualidade de portais patrocinados e não pude passar por aqui sem constatar a competência. Navego por portais formulador por equipe de profissionais que não possuem o conteúdo que encontrei aqui. A compilação sobre os problemas de queda capilar foi clara, concisa e extremamente institucional.
    Fique certo que divulgarei seu trabalho, e trarei seu blog para meu cotidiano também.

    • Dids, muitooooooooooo obrigado! Eu tento publicar o que eu gostaria de ler. Valeu pela força, muito feliz com seu feedback.

  9. Cara , o uso de quimica no cabelo do tipo alisamento entre outras coisas , fazem o cabelo cair mais rapido ?

    • Sim, pois alteram a fibra natural do cabelo. Qualquer processo químico enfraquece ao longo do tempo.Dê intervalos grandes nesses tratamentos, faça bastante hidratação e use produtos adequados para cabelos com química.

  10. boa noite cara, meu cabelo esta ficando bem ralinho em cima ta aparecendo entradas na frente e na regiao do padre também ta um pouco danificado, será que tem solução. Meu cabelereiro diz que não existe cura pra calvice, é verdade isso ou tem jeito ? Minha idade é 23 anos e to ficando meio encucado com isso. Vlw a matéria é show de bola !

    • Tem cura Sim! Teu cabeleireiro é maluco, muda já. Procure um médico que te encaminhe a um dermatologista especializado de preferencia em tricologia. Eu mesmo fui a um esses dias e saí de lá bem satisfeito.

  11. Olá, gostei do Post.
    tenho 19 anos e tenho muitas entradas para calvice.
    tipo, todo mundo fala que ja sou calvo. alguma ajuda pra isso?

  12. gostei do post,nao sabia que era mito que o gel fazia o cabelo cair,sempre pensei o contrario e evitava usa-lo

    • Mito. Use, mas prefira os sem álcool. Mas é claro que se vc tiver algum tipo de alergia ou problema capilar causado pelo gel é melhor evitar. Procure um médico se tiver duvida.

  13. Queria saber de vcs comm consultar com um dermatologista serio,pois ja numa clinica e eles sairam me jogando cremes e o caramba quatro pra eu comprar…

    • Paulo, tem que testar. Eu mesmo já rodei uns 3. A dica é procurar um que seja especialista em tricologia, que é a ciencia que estuda o cabelo.

  14. Muito boa matéria. Tomei Finasterida por um mês vi meus cabelos crescerem absurdamente rápidos e uma sensação de cheio maravilhosa. Porém senti efeitos colaterais como perda de desejo, depressão, dor nos testículos, cansaço, li artigos na internet de pessoas que tomaram por meses ou até anos pararam e não voltaram ao normal. Por esse motivo parei de vez. Tive sorte que tudo voltou ao normal. Vejo que a solução definitiva é o implante capilar uma vez que quando estiver lá pelos 50 anos não há chances de ficar calvo. Custa em média 5 mil a 15 mil reais. Visto que não é caro já que é por toda vida.

  15. Uso finasterida, minoxidil, trichazole ativo, e complexo vitamínico. O importante também é lavar o cabelo todos os dias, caso você tenha o gene da alopecia androgenética. Seu site blog está muito completo, porém todas essas informações já conheço. Bom para aqueles não tem conhecimento sobre calvice.

    • Pois é a intenção foi essa mesmo!!! Levar informação para que ainda não tem. Mas me conta, tá dando certo? Vc está feliz com os resultados?

  16. Oi adorei tudo que vc publicou aqui tenho 29anos e meu cabelo e muito fino eta caído muito já tou ficando careca esse tau fino que fala e bom por quanto devo usa Vlw

    • Márcio, não posso te receitar nada. Mas posso te dar a super dica de procurar um médico, ele é a pessoa mais indicada! Um abraço!

  17. Tenho uma dúvida, pode acontecer alterações hormonais por volta dos 18 anos, que levam o cabelo a cair em uma determinada região? porquê o meu foi assim, começou a cair e agora já está normal novamente(não usei nenhum tipo de medicamento) queria saber se isso é normal acontecer nesta idade devido aos hormônios(até porq ñ tive nenhum stress, doença ou algo do gênero) e se devo me atentar para o futuro ou é normal mesmo? valeu por compartilhar conhecimentos e matérias muito bem resumidas e de agradável leitura continue assim que terá cada vez mais visitantes FALOW!!!!!

    • É super normal, nessa idade os hormônios são uma montanha russa! Mas vale ficar atento e se os efeitos dos hormônios na idade forem muito agressivos a ponto de causar grandes mudanças, vale a pena buscar ajuda médica!

  18. Ótima publicação Roberto!!
    Tenho 19 anos, meu pai é careca e resolvi consultar um dermatologista depois de uma reportagem na tv que vi sobre calvície, falando que quanto antes tratasse melhor. Meu cabelo ainda não começou a cair nem a dar indícios,mas resolvi ir no dermatologista que me receitou uma solução capilar Aloxidil. Ele me disse que não faria sentido eu tomar remedio pq n há efeitos da calvície, receitou a solução pelo fato de nas laterais meu cabelo ser um pouco mais volumoso . Mas vc acha que eu devo procurar outro dermatologista, para receitar um remédio de uma vez, ou devo continuar o tratamento do que eu fiz consulta?
    E vc sabe se tem como descobrir se a minha genetica tende a eu perder os cabelos mais cedo, com vinte e poucos anos, ou mais tardia?
    Obrigado ai!! Abração!!

    • Daniel, não adianta sofrer por antecipação cara! Seu cabelo já deve cair, todo cabelo cai e isso é normal. Mas vou te dar uma dica: com 19 é pouco provável que vc note grande diferença…isso talvez vá acontecer mesmo lá pelos 23 ou 24 anos. O processo começa nessa época! É foda! Mas se vc já tem essa preocupação, vale a pena se observar, mas sem paranoia. Pq vc pode criar uma ansiedade desnecessária e isso pode sim afetar seu organismo a ponto de fazer vc perder cabelo alem da conta. Sobre o médico acredito que você tenha que procurar um geneticista, é ele que tem conhecimento para para avaliar essa questão genética.Eu não tenho informação sobre isso, mas acredito que ele que vá te ajudar. Se você não está satisfeito com o resultado do seu dermatologista, você pode procurar um profissional da saúde com especialização em Tricologia, que é o area da medicina que estuda os pelos e cabelos. Espero ter ajudado!

  19. POXA PARABÉNS! COMECEI A TOMAR FINASTERIDA A UMA SEMANA MAS OS RESULTADOS SO APARECEM DEPOIS DE 3 MESES ESTOU ANSIOSO ESSA ANSIEDADE PODE SER PREJUDICIAL? TENHO 25 ANOS

  20. eu tenho 32 anos e já to careca mesmo, to buscando uma solução em casa e bem barata , até o momento tudo indica que ta dndo certo , se funcionar mesmo irei dar a dica aqui , deixar de ser careca é o que todos querem mas pra ciência impossível. é ruim sair numa balada , eu tenho 180 de altura 90kg , mas a mulherada só ve minha careca que é bem menor que eu.

    • Sempre foi assim? A falha? Senão, corre para um dermatologista. Você pode estar com algum problema, fungo ou sei lá.

  21. Roberto, muito boa sua matéria!

    Tenho 19 anos e meu cabelo é ralo desde os 15. Mas agora comecei a notar uma queda acentuada nos últimos meses. Olho para o chão do quarto e de um dia para o outro aparece vários fios de cabelo. Isso é anormal?

    Abraços,
    Rômulo

    • Rômulo, a queda de cabelos nos homens é em ciclos. Na sua idade comecei a notar a queda, mais foi meu cabelo mudando. Tente perceber se é uma queda geral ou mais em um determinado lugar. Se for, sugiro que vá ao medico pra ver se tem algo errado.

  22. Muito bom esse blog , to ficando careca meu cabelo ta mt fino e tenho muitas caspas não sei oq fazer tenho 17 anos fica vermelho a região do meu cabelo n sei oq fazer

    • Cara, se está ficando com uma vermelhidão é melhor você correr para um médico. Está claro que isso é um sintoma de algum problema né? Corre!

  23. ola Roberto muito boa sua matéria
    tenho 18 anos e já tinha perdido as esperanças pq meu avó e careca mais meu pai ñ e tenho uma em tardar do lado direito da cabeça sera q eu vou ficar careca ??

Gostou do post? Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s