Blazer: tudo o que você gostaria ou precisa saber

Por que ter um blazer? Por que ter mais de um? Por que usar?

Vou ser bem direto: blazer vai resolver metade dos seus problemas quanto a estar bem vestido para diversas ocasiões. Por isso é sempre bom ter mais de um. O blazer é a peça de roupa curinga do seu guarda-roupa. Se você precisa estar bem vestido, mas não quer ou não precisa usar o paletó, é o blazer que vai garantir seu visual.

A origem do blazer é militar e lá por volta de 1837. Só nos anos 60 o blazer passou pelas mãos de Pierre Cardin e ganhou ares mais sociais. Os alfaiates italianos adaptaram os blazers aos climas mais quentes e depois Giorgio Armani remodelou o blazer nos anos 70 e de lá para cá temos modelos bem mais modernos a nossa escolha. Mas vamos deixar esse papo histórico pra lá.Vamos ao que interessa!

Existem 5 pontos básicos que você precisa saber antes de comprar um blazer!


1-Necessidade: Preciso de um blazer? De qual modelo? Para que ocasiões? E a cor? Quanto estou disposto a pagar? Qual o melhor se adapta ao meu tipo físico? Faça essas perguntas antes de ir às compras, tenha certeza que fará um investimento e que você irá se beneficiar dele.
2-Material: Algodão, veludo, lã…Ele pode ser até de jeans. Entendeu porque você pode ter mais de um? Blazers de algodão e sem forro são ótimos para os climas mais quentes como o nosso. Já os tecidos mais encorpados e com forros bem caprichados são os ideais para épocas mais frias, se você viaja para fora do país ou regiões mais frias do Brasil é uma necessidade.
3-Comprimento: Use a mesma regra do paletó para estilos mais formais: punho na altura do final seu punho e a barra cobrindo seu traseiro. O comprimento que deve ficar um pouco abaixo da base das nádegas. Não precisa chegar a ficar parecendo um vestido, mas se você é mais gordinho ou forte, vai ficar mais elegante seguindo essa dica. Hoje a maioria dos blazeres tem a modelagem mais ajustada (slim fit), sendo ligeiramente mais curtos e justos. São muito mais elegantes e mais modernos que os normais. Prefira esse estilo. Na hora de experimentar, use a mão levemente fechada para saber o comprimento exato. Os dedos devem encostar levemente na barra. No blazer a barra pode ser um pouco mais curta que a de um paletó.
4-Detalhes: Blazers modernos vêm cheios de idéias que os estilistas não podem usar em um paletó (por ter que ser formal). É um botão ali, uma lapela diferente, um bolso estiloso aqui… Tenha cuidado! Na verdade bom senso. Não compre nada espalhafatoso ou que chame muito atenção (a não ser que você seja o Falcão). Estampas estão proibidas de qualquer forma. Vai por mim, é ridículo!
5-Estrutura: Geralmente os blazers não possuem ombreiras como as do paletó, mas mesmo assim eles podem ter maiores, menores ou nenhuma. Depende do seu estilo e gosto. Os mais desestruturados, por ser mais street, não possuem. São os meus preferidos! Evite modelos muito quadrados, preferindo aqueles mais acinturados. O ideal é que o blazer defina melhor sua silhueta, porém sem que fique apertado demais. Leve em consideração o tipo de corte na parte de trás do blazer. Tem os modelos com um único corte central, mais tradicional. Observe esta parte parado, porque o corte não deve ficar aberto demais. Neste caso, não é o modelo ideal para você. Prefira então os modelos com dois cortes laterais, um de cada lado. A gola (lapela) do blazer deve ser escolhida de acordo com o tipo de corpo. Exemplo: se você tiver um peito grande, escolha uma lapela média ou mais larga. Se ao contrário, você é magro, opte pelas lapelas mais finas.

Confira alguns modelos e estilos abaixo que você pode ter como referência na hora de comprar o seu. Aproveita!

Espero que vocês usem essas dicas para impressionar no trabalho, na balada ou no próximo evento que vocês forem.

Amigos e aí curtiram? Gostariam de ver alguma dica aqui? Mandem sugestões!

Até mais!

*Post com contribuições do Hora H do UOL.

69 respostas em “Blazer: tudo o que você gostaria ou precisa saber

  1. olá, gostaria de saber onde encontrar esse tipo de roupa, o estilo militar e o algodão desestruturado especificamente, não tenho muita noção de onde encontrar roupas que sejam “clássicas” como essas e ao mesmo tempo vistam bem, normalmente os dois fatores não estão juntos nas lojas que costumo ver.

    abraço

    • Olá Carlos! De qual estado você? Preciso dessa informação pra lhe indicar algumas lojas e alguns sites que vendem esse tipo de blazer.

      Obrigado pela visita!

      Um abraço

      • Olá, sou do Rio Grande do Sul, mais precisamente Porto Alegre!

        abraço

      • Opa! Obrigado pela visita!!! Você só não disse o seu nome. Rs

        Um abração!

      • Não entendi a resposta, to colando aqui tudo pra ver se esclarece!

        agradeço desde já, abração

        Carlos on 29/07/2011 às 11:23 said:
        olá, gostaria de saber onde encontrar esse tipo de roupa, o estilo militar e o algodão desestruturado especificamente, não tenho muita noção de onde encontrar roupas que sejam “clássicas” como essas e ao mesmo tempo vistam bem, normalmente os dois fatores não estão juntos nas lojas que costumo ver.

        Carlos
        on 02/08/2011 às 9:31 said:
        Olá, sou do Rio Grande do Sul, mais precisamente Porto Alegre!

        abraço

      • Você vai encontrar nessas lojas:
        Brooksfield
        Avenida João Wallig, 1800 – Passo D’Areia, Porto Alegre – RS, 91340-001
        (51) 3328-0700
        http://www.vrmenswear.com.br
        – Renner
        – Riachuelo
        – C&A
        – Camisaria Colombo
        Avenida Assis Brasil, 164 – Passo D’Areia, Porto Alegre – RS, 91010-000
        (51) 3343-5638 ‎
        http://www.tng.com.br
        http://www.upper.com.br/
        http://www.gant.com ( esse é internacional)

        Não conheço bem as lojas ai de POA. Mas essas que eu indiquei são as mesmas que tem na minha cidade e aonde eu compro. Dá uma olhada n site ou passa lá e vejo os preços. Avi que algumas o price é bem elevado, mas nas lojas de departamentos você vai achar blazers bem interessantes com um preço que vale a pena.

      • Baguncei tudo mas entendi. Peças mais clássicas você encontra nas lojas:
        – Brooksfield
        – Camisaria Colombo
        http://www.vrmenswear.com.br

        Mais modernos com tecidos e padronagens diferentes ( como o algodão desestruturado por ex) aqui:
        http://www.tng.com.br/site/
        http://www.rockstter.com.br/winter2011/#/home
        http://www.upper.com.br/
        http://www.gant.com ( esse é internacional)

        Mas vai depender da coleção. Se quiser investir uma grana vai nesse site aqui : http://www.asos.com Tem as principais marcas do mundo. pego a maioria das minhas referencias daí.

      • Ótimas dicas Roberto. Muito útil seu post.
        Gostaria de sugerir que você fizesse um post sobre “coletes”.
        Recentemente comprei 2, um preto mais formal e um cinza mais descolado, más não estou sabendo combiná-los com minhas roupas.
        Se puder nos dar essas dicas, ficaremos agradecidos.
        Um abraço.

    • olá,gostaria de saber se para vestir um blazer, temos mesmo que usar só sapatos, ou sapatênis?. E se um cara tem um pé grande,ele deve usar sapatos sociais e sapatênis? Cairia bem uma cara magro com um blazer muito elaborado e estiloso? Agradece.

      • Herique vamos lá! Tudo vai depender da ocasião. Se for uma coisa informal, rola um blazer com jeans e um sapato mais casual (não existe sapatênis). Nesse caso prefira o blazer azul marinho, funciona com tudo, mas prefira os mais simples. Outras ocasiões o blazer merece um acompanhamento com um sapato social sim! O que é esse blazer muito elaborado e estiloso? Tenho que ver, mas o melhor é optar pelo básico se você tiver dúvidas! Um abraço!

  2. Roberto, faltou vc me esclarecer o que mais precisava, que é em que altura da coxa é um cOmprimento legal de blazer, pra ter como referencia. E quanto aos locais pra encontrar os desestruturados e com um só botão em SP. Obrigado

    • Respondi isso no teu ultimo comentário! Se oriente não pela coxa e sim pelo seu “traseiro” kkk Serio! O Blazer tem que cobrir um pouquinho a parte de traz, passando 2 dedos no máximo.

    • Fala Giovani! Cara vai depender de um monte de coisa. O noivo é você? Se for me responda algumas perguntas e eu posso te dar uma dica bem acertiva:
      1- Qual o horário do casamento?
      2- Vai ser uma cerimonial clássica, moderna, na praia?^
      3- Que estilo é o vestido da noiva? Romântico? Sexy? Moderno?
      4- Qual seu biotipo?

      Com base nisso consigo te dar uma ajuda! Mas respondendo de forma geral: ternos mais modernos, ajustados aos corpo, com um ou dois botoes é uma tendencia que já está algum tempo in voga para homens de um modo geral.

  3. Tô solteiro e quero mudar meu estilo a partir do guarda roupas. Sempre quis um blazer e topei com este site. Adorei. Já me ajudou muito.
    Valeu.

    Gde braço.

    • Manuel você fez uma boa escolha para começar as mudanças. Como eu digo no post blazer vai bem em todas ocasiões e é uma otima alternativa para estar sempre elegante e moderno.
      Bacana que minhas dicas vão poder te ajudar…acho que a solteirisse vai durar pouco!

      Grande abraço e continua acompanhando o Homem Ponto Com!

  4. Olá, cara gostei muito do site… muito legal. O que voce acha sobre comprar esse tipo de roupa na internet? Tipo, vamos fazer blasers e colocar logomarca fica bom? Ah, estou olhando uma loja que faz com tecido two way, é bom?? Lá dá as opçoes para oxford ou o que eu quiser… Pensei muito sobre esse de algodão que voce falou. É melhor que o two way? Estamos na Bahia, então aki é muito quente!

    • Johnson, comprar roupa pela net é uma aventura. Pode dar certo ou nao! Eu tenho boas e nao tao boas experiencias, mas pelo preço valeu a pena. Primeiro eleja um site de compras confiável e serio. Comece comprando coisas mais simples, tipo camisetas, corre menos risco de se dar mal.
      Sobre o blazer que você vai fazer, depende muito. tem que ver estilo, modelagem, etc…Já o tecido é bem comum no vestuário feminino (terninhos e etc). Converse com um alfaiate antes ou com alguém de loja de tecidos, eles manjam melhor que eu sobre isso. O blazer de 100% além de mais confortável, é mais fresco, menos serio e fácil de lavar e secar. Por isso pode ser uma boa! vc encontra pronto em lojas de dep.

  5. Olá, cara acho blazer uma peça de roupa muito elegante, mas tenho medo de compra um e fica parecendo caretão. Queria perguntar se só adultos podem usar um Blazer, ou também é aconselhável para adolecentes (16-18). VLW! Blog viciante ;)

    • Cara esculpa a demora em responder. Bom, nada haver viu…mas vc tá certo. Tem modelos específicos pra gente mais nova, principalmente os tecidos. Dá uma passada na Renner e C&A que eles estão com vários nessa coleção e com preços otimos.

    • Emiliano, blazer bacan e de qualidade vc encontra na JEF e Mr. Kitsch no Del Paseo. Na CRAWFORD do Iguatemi também. São minhas preferidas, mas os preços não são lá muito amigos…só que vale a pena.

      Já os cardigans você também encontra nessas lojas, mas vai depender muitooooooooo da estação. geralmente você encontra em coleção de inverno. Na Renner, C&A e Richuelo as vezes aparece uns legais. Não adianta, é preciso garimpar.

      • Ah…valeu…a propósito adoro seu blog…tive a oportunidade de está na JEF mas estava muito pobre de estoque…e vi vc na mesma loja ia te comprimentar mas vc saiu muito rápido…amo seu blog…grande abraço

  6. Olá Roberto como nossos colegas ai estava procurando mudar algumas peças do meu guarda roupas e acabei achando seu site . Bom eu trabalho na área administrativa de uma empresa grande e eles sempre estão sempre bem arrumados e eu não queria ficar para trás e também vou muito a igreja e acho que pro meu biotipo os blazer’s slim são a minha melhor opção , tenho 20 anos, altura de 1,81 sou magro peso 70 kg e moreno , os cultos da Igreja são realizados a noite eu gostaria de umas dicas para essas ocasiões e onde eu posso encontrar em São Paulo precisamente na região central , brás por ali e não só em relação a Blazer mas em um estilo mas casual .Espero sua resposta e parabéns pelo seu trabalho .

    • Hoje em dia em lojas de departamento sempre tem um modelo que vai lhe cair bem. Eu nao conhecoço a regiao que vc fala de SP :(

  7. Como faço pra comprar estes lindos blazer slim fit principalmente não concigo encontrar aqui em Porto Alegre.

  8. oi,meu marido comprou um blaser preto de veludo com uma fenda atras,pra ele o tam: P ficou perfeito nos ombros,ja que tem uma leve ombrera,porem acho que o comprimento ficou muito grande! gostaria de saber qual seria o ideal,ja que ele nao é muito alto! obrigada aguardo resposta!

    • O padrão é que o tamanho cubra boa parte do quadril, mas depende muito do modelo do blazer e do estilo da pessoas. na duvida mande ajustar em em um alfaiate.

  9. Olá Roberto ! Tenho uma pequena loja de camisas masculinas em Lajeado/RS e estou a procura de confecções q fabriquem Blazer para rvender em minha loja, se puder me ajudar agradeço. Julio

    • Oi Júlio, amigo infelizmente não tenho como te ajudar. Masssssssss procura na Net, tem uns com uns preços legais e você pode revender. Boa sorte e sucesso com a loja!! :)

  10. Ganhei um blazer q n é acinturado tamanho M!!! Tem como eu deixar acinturado??? seu material é algodão e poliester na cor preta. E a manga passou do meu pulso. Tem jeito?? .

    • Claro que tem Marlon, leve em um alfaiate ou em uma costureira da sua confiança e pronto. Lá ela vai tirar suas medidas e fazer todos os ajustes. Se você for mecher na estrutura é melhor levar a um alfaiate mesmo pois ele já deve estar acostumado com peças masculina. Cuidado para não estragar a peça. Procure um profissional de segurança.

  11. Boa noite, parabéns por todas as dicas. Tenho uma loja de grifes originais masculina e tenho que sempre está atualizado com a moda, as vezes chagam clientes confusos o que usar em uma balada e acabo escolhendo os looks, não vou perder as suas sugestões.

  12. Cara, comprei um blazer, dois botões, estilo tropical (com aquelas letras invisíveis em foto).

    Tem apenas um corte atrás. Só q ele veio com as pontas costuradas. Devo cortar? Ou ele é assim mesmo? Tô na dúvida.

  13. Olá, sou o Edemilson Santos,
    comprei dois ternos com um acabamento meio que diferente o vendedor disse que era o acabamento chamado “ponto a ponto” confesso que nunca ouvi falar ele ainda disse que era mais refinado é verdade?

    • Esse tipo de acabamento remete a alfaiataria tradicional, é mais elegante pelo fato de cair melhor devido ao acabamento. O acabamento de qualquer roupa é o que determina se ela veste bem ou não. Você nunca vai encontrar um terno com esse acabamento numa fast fashion por exemplo! Parabéns pela compra!

  14. Prezado Roberto, uma boa tarde. A matéria é muito boa, porém rever a palavra comprimento.

    Cumprimento: Ação ou efeito de cumprimentar; completa execução de (alguma coisa): cumprimento das obrigações.
    Comprimento: Dimensão longitudinal de um objeto; dimensão que vai de uma extremidade à outra; tamanho.

  15. Ola, meu nome e, Adalberto. Tenho duvidas sobre tecido , qual tecido da uma modelagem melho no blazer quero ele com tecido mais firme q o tecido nao fique muito mole no corpo, 100% algodão ou algodão com poliéster ? Obrigado.

    • Adalberto, não é só o tecido que conta. Depende do estilo e padronagem do blazer. Algodão com poliéster geralmente são para os mais clássicos e formais. 100% algodão você vai achar nos mais informais. Os mais clássicos são os indicados para você nesse caso.

  16. Olá, eu gostaria de saber onde em Porto Alegre RS eu posso encontrar um blazer slimfit com o mesmo tecido da tua segunda imagem de postagem.
    Se poder ajudar eu agradeço!

Gostou do post? Deixe um comentário!

